terça-feira, fevereiro 28, 2006
 
:: dvdteca.02.noites de cabíria

para mim, fellini é um dos grandes gênios do cinema. me apaixone pelo jeito que ele faz cinema depois de assistir ao seu "amarcord". extremamente sensível e engraçado!

noites de cabíria não foge a regra e acho que um dos melhores filmes. a maioria dos cinéfilos gosta do "8 e meio" ou da "doce vida". tenho impressão que esses filmes são mais intelectuais. o amarcord e o noites de cabíria são filmes que tocam mais na emoção.

eu assisti a giulietta masina pela primeira vez no filme "a estrada". e foi amor a primeira vista. nunca me ocorreu que a figura femina podia ser sensível em um palhaço. sempre tive o palhaço como o exagero de alguma característica. mas giulietta masina em "a estrada" coloca a delicadeza num tom visceral.

as noites de cabíria é um filme divertido. são as peripécias de uma prostituta em busca de um verdadeiro amor numa roma suja e cheia de vícios. mas o que é devastador é o desfecho da história. fellini simplesmente destruiu o meu coração com aquela cena final. sai do cinema (sim! eu vi numa sala de cinema) totalmente destroçado emocionalmente mas também com uma vontade maluca de esperança. não consiga parar de repetir na cabeça: ca.ra.lho. ca.ra.lho.ca.ra.lho...