sexta-feira, janeiro 21, 2005
 
:: hoje é dia de maria

a série da globo chegou sem muito alarde, ofuscada até pela estréia do big brother brasil, mas já considero uma das melhores obras que a tevê brasileira já fez. não é só pela sua estética muito particular -- cenografia, foto e figurino -- e nem pela sua mise-en-cene -- tão experimental quanto do teatro, mas dirigida para a câmera e microfones -- mas também pelo texto. muitas poucas obras televisivas conseguiram não se preocupar com um "folclore brasileiro", mas a partir dele construir uma história bela e comovente. não que o folclore brasileiro não possua suas histórias comoventes, mas sempre se corre o risco da preocupação do quanto pura ela deixará de ser.

"hoje é dia de maria" foge desse medo. não é uma antologia de cantos, cirandas, lendas e histórias do imaginário mais folclórico. acho que é mais que isso: na história de maria está representado boa parte das desilusões e esperanças dos muitos povos que constroem o brasil. é evidente que a cultura do nordeste é mais prepoderante principalmente pelo enredo. mas "hoje é dia de maria" conta a história de muitas marias que há no brasil. marias desiludidas e esperançosas.

algumas pessoas podem achar chato a série. e talvez nem seja para esse público seja destinada a série. mas para as pessoas que gostam da construção desses universos lúdicos acaba sendo um prato cheio.

p.s. uma dica é visitar a exposição no centro cultural são paulo sobre a missão folclórica que mário de andrade organizou para recolher muito desse imaginário.


quarta-feira, janeiro 19, 2005
 
:: portishead

pára tudo que eu quero descer!!!! depois de 8 anos, o portishead vai lançar disco novo!

para quem não sabe, o portishead é a banda mais bacana de trip hop que existe. os caras fazem um eletrônico cheio de misturas, mas não pense que soa algo dançante... é totalmente sombrio! a voz tensa e delicada de beth gibbons nos dá uma medida aproximada do que é a dor que deveras sente. os dois discos dos caras -- dummy e portishead -- são verdadeiras obras de arte da música contemporânea e seu "portishead live in new york" é um achado pq além do que se ouve nos cd´s de estúdio há a presença de uma orquestra.

fenomenal!

o ano já começou bem!


 
:: desencanei do metrô

eu moro longe, sabe? na zl. sou quase um mano. para ir para o trampo, preciso pegar várias conduções, tá ligado? mas eis que aumentam o metrô e eu que já estava em concordata, agora que abro minha falência.

mas como eu sou amigo da frasca, eu sempre tento ver o lado bom de tudo isso. demorei, frasca, mas descobri: vou desencanar do metrô.

ora, por que raios preciso do metrô? para chegar rápido? nem. agora o lance é acordar mais cedo e caminhar mais. meu itinerário agora vai ser: busão de casa até o terminal pq dom pedro 2 e de lá a pé até o centro cultural são paulo. na volta, o contrário. vou queimar uns quilinhos só porque o miserável do alckimim resolveu aumentar o metrones. já falei para o meu contador desencanar da falência e ir lá no banco pedir mais empréstimo que agora eu decolo!!!

agora, se o lance do bilhete único entre metrô e ônibus vingar. e o ônibus aumentar, aí o lance é comprar uma bike. vou ter umas pernas grossudas e a mulherada vai cair em cima... pq minha bike é de gasolina!


sábado, janeiro 15, 2005
 
:: bjork


a amiga bruna mara é louca por essa doida. e ela é doida mesma. a bruna e a bjork. mas é uma doidera muito sadia, inventiva. tem alguns álbuns que acho meio pesado de ouvir, por isso adotei o seguinte regime que chamarei de "bjork crazy audition".
vou tomar como base o último disco dela, o medulla, um disco mto sombrio, experimental, com mais ruidinhos do que instrumentos musicais (dizem que não há nenhum). o lance é ouvir esses discos entrecortados com o disco jazzistico dela: o glin-gló.
glin-gló é um disco em que a bjork canta um jazz indo pro cool, em inglês e islandês! o timbre e o jeito de cantar mto pessoal dela adapta-se mto bem ao jazz (ou o contrário?). o disco é lindíssimo, recomendo. quanto a medulla, ao sabor de glin-gló, é mais aprazível.
bruna mara, cadê você, eu vim aqui só para te ver...


 
:: a volta

fiz um acordo com a mariana. disse que voltaria a escrever aqui se ela postasse um texto muito foda que me convencesse. podem ver pelos posts abaixo que ela não chegou muito perto. quebrando então nosso acordo, vou eu retornar mesmo que a luiza tenha desencanado e a mariana nem ligue muito para isso aqui.

aí o caro leitor me pergunta: por que voltaste?

primeiro eu digo que usar segunda pessoa do singular é mto style. segundo é que aqui me sinto feliz. posso falar um monte de merda e fazer minhas resenhas sobre discos, filmes, quadrinhos, livros, etc...

o parachutes (http://www.parachutes.blogspot.com), o meu outro blog, é um lugar para investigações e declarações de amor. no no-scrubs me proponho a ter alguma graça. e para o retorno já decidi levar o lance com alguma zoeira, com todo respeito às outras colunistas se é que elas vão voltar a escrever aqui.

yeah!