sexta-feira, agosto 26, 2005
 
:: madeleine peyroux
(ao som de lonesome road da própria)

a primeira vez que ouvi falar de madeleine peyroux foi de um email que a rossana -- grande admiradora de frank sinatra -- me escreveu pedindo que baixasse algumas músicas. com esse nome, pensei que era algo francês romântico -- a rossana tem seus momentos bregas, vide "wham!".

qual foi meu espanto ao ouvir o timbre e a suavidade muito próxima de billie holiday. no começo pensei que a moça estava apenas fazendo uma cover da diva, mas não é que o jeito que ela canta mesmo? fiquei fascinado. madeleine peyroux canta com uma suavidade que disfarça a intensidade. como se a boca tratasse bem o microfone enquanto as mãos, pernas e corpo tocassem tensos o pedestal de apoio.

os seus dois discos são maravilhosos. o primeiro, "dreamland", tem uma veia mais bluseira e folk indo até pro gospel (dreamland, muddy water e a prayer). o segundo e mais recente, "careless love", já cai para algo mais jazzistico. preferidas: don´t wait too long, dance me to end of love, don´t cry baby e a que dá nome ao disco, careless love.

estou ansioso para os shows no brasil. espero que ela não suma de novo antes de passar por aqui... ;)

para ouvir : lonesome road