sexta-feira, junho 11, 2004
 
:: a procura da batida perfeita _ preciso me encontrar + cartola

estou começando essa coluna chamada "a procura da batida perfeita" roubado descaradamente da música do marcelo d2. a idéia dessa coluna é simplesmente falar das músicas que acho fodonas. dessas que fodem o coração e destroem a precisão do conceito do que é perfeito. tenho um jeito meio literário de ouvir música. por isso devo falar mais das letras que das próprias canções.

a primeira música é a "preciso me encontrar" de candeias. conheço somente duas versões para ela, uma com a marisa monte e outra com o próprio cartola. essa música resume tudo que eu acho de bom no samba: música simples, letras ainda mais, sincero e aquela tristeza alegre ou alegria triste.

penso em muitas coisas quando ouço essa música. acho que me dou melhor ou pelo menos tenho uma relação mais intensa com pessoas que tem essa camada de tristeza. penso nelas quando ouço essa música. de repente, me dei conta que o cartola fez há muito tempo o que muita gente tenta agora: dizer que está perdido, mas que não perde a fé de se encontrar: "sorrir para não chorar", quer coisa mais representativa do samba? pelo menos é a coisa que mais gosto nele.

Deixe-me ir, preciso andar,
vou por aí a procurar,
sorrir para nao chorar.
Quero asistir ao sol nascer,
ver as aguas dos ríos correr,
ouvir os pássaros cantar,
Eu quero nascer, quero viver,
Deixe-me ir, preciso andar,
vou por aí a procurar,
sorir para nao chorar,
Se alguém por mim perguntar,
diga que eu só vou voltar,
Depois que eu me encontrar.
Quero...